Elementos do altar
Paramentos
Sabe aqueles panos coloridos que ficam no altar e púlpito da sua igreja? Se chamam paramentos e não estão ali só pra enfeitar não, eles tem significado. Nós vamos explicar pra você:
As cores desses paramentos simbolizam em que período a igreja está vivendo. Pera, como assim?
Há uma série de leituras bíblicas que abrangem o plano da salvação selecionadas para o Ano da igreja que tem dois grandes ciclos: ciclo de Natal e ciclo de Páscoa. Esses ciclos tem a preparação, a celebração da festa central e a extensão. As leituras estão totalmente ligadas com esses ciclos.
Entendi sobre o ano da igreja, mas e os paramentos?
Bom, as cores dos paramentos que vemos no altar estão lá conforme o período do Ano da igreja em que estivermos.
E o que cada cor tem de diferente e o que elas tem a ver com o período do Ano da Igreja?
Lembra das cores que explicamos no símbolo da JELB? Pois é, os significados são os mesmos, mas aqui há mais cores. Vamos por cada cor:
Branco: simboliza perfeição e pureza, Deus, eternidade. Por isso ele está nos períodos relacionado a Jesus, como o Natal, a Páscoa e a Epifania;
Azul: céu e esperança. Ele está lá quando o povo de Deus lembra a primeira e a segunda vinda de Jesus, isto é, o Advento;
Vermelho: sangue, fogo (como o do Espirito Santo), amor e verdade, tudo baseado em Cristo. É usada em dias de festividade como na Reforma, aniversário da congregação, Pentecostes, instalação de pastores, entre outros;
Verde: é a cor mais evidente na natureza, vida permanente, descanso, e lembra a criação. Ele é utilizado quando o foco é na vida da Igreja, após a Epifania e Pentecostes;
Roxo: simboliza o arrependimento e então é usado na época de meditação sobre a vida e morte de Cristo por nós.
Preto: O preto é a não existência de cor. Por simbolizar o luto e a humilhação é usado na morte de Jesus: sexta feira santa.

Flores
As flores expressam a beleza e a bondade de Deus, estão ali para decorar e expressam nossa gratidão e dedicação a Deus com alegria espiritual, enfeitando sua casa. As flores devem ser colocadas em algum suporte ao lado do altar e devem ser mais baixas que ele. Por que? Para que não tire a atenção do centro de atenção do culto, que é o altar.
O altar geralmente fica em um local mais alto e representa onde Jesus Cristo se faz presente com seu corpo e sangue pelos elementos da Santa Ceia.
Tudo no altar destaca a presença de Deus. O altar contém vários elementos:
A mesa: simboliza o túmulo vazio.
A toalha branca: simboliza o manto com que o corpo de Cristo foi envolto. Como está sobre a mesa que é o túmulo vazio, representa a ressurreição.
A cruz: fica no centro para atrair o olhar de quem participa do culto. Ela representa a doutrina e fé da igreja cristã.
As velas: lembram que a luz é símbolo de Deus, Jesus é a luz que ilumina os homens. Como elas derretem com o fogo, simbolizam o sacrifício de Cristo para a remissão de nossos pecados. Assim também devemos nos sacrificar para servir ao nosso próximo, deixando brilhar também a nossa luz.
Os elementos da Santa Ceia: Fora dos momentos de celebração da Santa Ceia, eles ficam cobertos porque neste mundo só enxergamos a Deus de forma velada mas na Santa Ceia o corpo e sangue de Cristo se fazem presentes em uma forma sacramental.


É onde a palavra de Deus é proclamada pelos ministros chamados e ordenados (Pastores). Nele também podem ser feitas as leituras bíblicas. ele também fica em uma altura mais elevada no templo, assim como o altar.
Púlpito

Pia batismal
Ela tem lugar marcante no templo e também tem como função lembrar a todos nós de nosso batismo, que é um meio da graça e da vida santificada e bençãos.


As vestes do pastor
O talar que o pastor usa não é obrigatório, mas o uso dele é mencionado no Antigo Testamento. Ele serve para cobrir o corpo do oficiante, ressaltando a função de sacerdote, servo de Cristo.
Textos retirados e adaptados dos sites http:// igrejaluterana.org.br e http://igreja-cristoredentor.org.br